Cascais Smart Pole by Nova SBE um projeto para a sustentabilidade e para um futuro neutro em carbono

Cascais Smart Pole by Nova SBE um projeto para a sustentabilidade e para um futuro neutro em carbono

Inauguração do Cascais Smart Pole by Nova SBE, o primeiro laboratório vivo de descarbonização de Cascais, hoje, dia 9 de setembro de 2021 às 18 horas, no Navigator Park na Nova SBE

O Projeto “Cascais Smart Pole by Nova SBE” será um espaço urbano de experimentação “living-lab”, em que a interação e participação de todos permitirá caminhar no sentido da neutralidade carbónica. 

Será promovido num inédito consórcio liderado pela Fundação Alfredo de Sousa, juntamente com a Câmara Municipal de Cascais, a academia e empresas de referência a nível nacional e internacional. Consiste assim num catalisador do desenvolvimento sustentável e do futuro neutro em carbono assente no empreendedorismo e na ação cívica.

Financiado pelo Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono" dos EEA Grants (no âmbito do concurso “Implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas”),  irá desenvolver um “living lab” inovador ao longo de 36 meses onde a economia circular, a biodiversidade, as energias renováveis, a mobilidade sustentável e a cultura local estão em comunhão e formam um polo centrado nas pessoas com vista a um futuro neutro em carbono e resiliente às alterações climáticas.

Ou seja, concretizar a ambição de atingir a neutralidade carbónica na área piloto na Quinta de São Gonçalo, Bairro da Torre e Campus da Nova SBE em Carcavelos, com o contributo de todos os stakeholders.

Neste sentido, o objetivo último deste laboratório é analisar e atuar de forma a que todos os que dele fazem parte (residentes, turistas, alunos, e visitantes) reconheçam o impacto das suas ações. Para tal, é importante o envolvimento de todos os cidadãos e partes interessadas na tomada de decisão e na implementação de projetos piloto, que resultarão na redução da pegada de carbono individual e da comunidade, quer através da mudança de comportamentos, quer pela participação em soluções que direcionem a comunidade para a neutralidade carbónica.