Conferência e Evento de Matchmaking na área da Economia Circular - “Breaking the Barriers in a Circular Economy”

8440687076-aff767a1c7.jpg

Conferência e matchmaking dedicada à promoção de parcerias ou financiamento para projetos em economia circular entre entidades norueguesas e internacionais, investigadores e agentes socioeconómicos.

No âmbito da Semana da Inovação, em Oslo, organizada pelo Innovation Norway, parceiro doador do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono (Programa Ambiente), terá lugar a 25 de setembro, um evento de matchmaking dedicado à economia circular: Breaking the Barriers in a Circular Economy’ .

O Evento deste ano é particularmente focado na exploração do desenvolvimento de Projetos de inovação orientados para:

  • Redução do uso dos materiais e dos recursos;
  • Manutenção pelo maior tempo possível do valor dos produtos, materiais e recursos;
  • Minimização da geração de resíduos;
  • Substituição dos recursos não renováveis por biomassa;
  • Proteção dos oceanos e do solo; soluções para redução dos resíduos e de lixo marinho; prevenção de novas formas de poluição e desenvolvimento de materiais biodegradáveis e de bioplásticos.

As candidaturas já abriram, podendo fazer o seu registo até 22 de setembro. Está ainda disponível a agenda deste evento e informação de carater prático.

Este encontro insere-se nas iniciativas do Fundo de Relações Bilaterais, entre o Operador do Programa Ambiente e o seu Parceiro do País Doador, Innovation Norway.

O Programa Ambiente irá apoiar a presença até 10 entidades estabelecidas em Portugal com o objetivo de estimular a cooperação duradoura entre os Países Doadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e Portugal, neste domínio.

O Programa Ambiente é um instrumento de financiamento do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE 2014 – 2021) com uma dotação total de mais de 28 milhões de euros dos quais cerca de 4,2 milhões de euros são contrapartida nacional.