DST com projeto de Economia Circular na construção

DST com projeto de Economia Circular na construção

O projeto CirMat - CIRcular aggregates for sustainable road and building MATerials -, da construtora DST SA, é um dos projetos selecionados pela Secretaria Geral do Ambiente, no âmbito do concurso para a promoção da economia circular na construção, ao abrigo do programa Ambiente dos EEA Grants

O projeto, que decorrerá ao longo de dois anos, é coordenado pela empresa do DstGroup, em conjunto com dois parceiros portugueses, a Universidade do Minho e o Instituto Superior Técnico, e um parceiro norueguês, a Norwegian University of Science and Technology.

O principal objetivo do CirMat é o desenvolvimento industrial de materiais de construção inovadores a partir de resíduos de construção e demolição e de subprodutos, para demonstrar a sua aplicação em edifícios e infraestruturas de vias de comunicação. A par disso, propõe-se comunicar as vantagens ambientais, económicas e sociais deste tipo de produtos / materiais, nomeadamente através do desenvolvimento de Declarações Ambientais de Produto.

A indústria da construção apresenta uma utilização intensiva de matérias-primas e recursos energéticos, sendo também um dos sectores que mais contribui para a produção de resíduos em toda a Europa.

Financiado em 85% pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu - EEA Grants, concretamente no âmbito do Programa Ambiente, os oito projetos vencedores, escolhidos entre 25 candidaturas submetidas, são desenvolvidos em várias zonas do país com um financiamento total de 3,5 milhões de euros.