EEA Grants Programa Ambiente: Assinatura do Projeto Pré-Definido “Rio Ceira”

EEA Grants Programa Ambiente: Assinatura do Projeto Pré-Definido “Rio Ceira”

O Contrato do Projeto Pré-Definido “Gestão da bacia hidrográfica do rio Ceira face às alterações climáticas”, foi assinado a 18 de dezembro, no Auditório da ARH Centro da Agência Portuguesa do Ambiente, em Coimbra.

O projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas” foi assinado na presença do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Secretário de Estado do Planeamento, José Mendes, do embaixador da Noruega em Portugal, Anders Erdal, da Coordenadora da Unidade Nacional de Gestão, Susana Ramos e da Secretária Geral do Ambiente e da Ação Climática, Alexandra Carvalho.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, referiu: “Vamos ter mesmo um rio Ceira sem um grama de betão, apenas com métodos e materiais naturais, nos quais vamos poder ter muito mais vida no ecossistema natural e muito mais vida também na relação desse ecossistema com as margens, porque este é um rio que as populações sempre usaram e viveram, e, por isso, a componente social e sociológica desta intervenção é da maior importância”.

O Projeto é coordenado pela Região Hidrográfica do Centro da Agência Portuguesa do Ambiente (ARH Centro | APA) e tem como parceiros a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Departamento de Engenharia Civil / Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente), os municípios da região da bacia hidrográfica (Arganil, Góis, Lousã e Pampilhosa da Serra), a Direção Norueguesa para a Proteção Civil (DSB - Departamento de Gestão de Riscos Locais e Regionais) como parceira do projeto do país doador. 

O Projeto tem o objetivo de utilizar soluções naturais para garantir a regularização do leito. Baseado numa abordagem ambiental, visa consciencializar as populações locais para a mitigação e adaptação das suas atividades às alterações climáticas neste território.