Evento Final do Projeto PDP#3 - Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas (1º dia)

Evento Final do Projeto PDP#3 - Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas (1º dia)

Decorreu hoje o 1º dia do evento final do Projeto Pré-definido 3 - Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às Alterações Climáticas, um projeto financiado pelos EEA Grants, através do programa ambiente.

O evento, que ocorreu no Auditório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) do Centro, reuniu um conjunto diversificado de especialistas, autoridades, e partes interessadas, com o objetivo de destacar os resultados e avanços obtidos ao longo do projeto.

O Projeto Pré-definido 3 visa aumentar a resiliência e a capacidade de resposta da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira às alterações climáticas, implementando medidas concretas de adaptação às mudanças climáticas ao nível local. O projeto é composto por três componentes principais: hidrológica, dos ecossistemas e cultural.

Durante o dia foi possível discutir e partilhar informações sobre as medidas de adaptação às mudanças climáticas implementadas localmente. As apresentações abrangeram tópicos como reabilitação de galerias ripícolas, modelos hidrológicos para previsão de cheias, boas práticas de reabilitação fluvial e avaliação dos impactos das alterações climáticas na bacia do rio.

Além disso, foram discutidas empreitadas de reabilitação de infraestruturas socioculturais e estratégias para dinamizar o património da região.

O evento destacou o compromisso das partes interessadas em enfrentar os desafios das alterações climáticas na Bacia do Rio Ceira e promover práticas sustentáveis de gestão de recursos hídricos.

A sessão de encerrado contou com a participação de Karina Asbjørnsen, Primeira Secretária da Embaixadora da Noruega em Portugal, e Eduardo Pinheiro, Secretário de Estado do Planeamento.

O evento final do Projeto Pré-definido 3 demonstra o compromisso e a colaboração contínua para enfrentar os desafios das alterações climáticas na Bacia Hidrográfica do Rio Ceira e demonstra como as iniciativas financiadas pelos EEA Grants Portugal estão a ter impacto e a fazer a diferença na comunidade e no meio ambiente.