Garrafa desenvolvida no âmbito do projeto Refill H2O ganha prémio internacional

Garrafa desenvolvida no âmbito do projeto Refill H2O ganha prémio internacional

O projeto da garrafa em forma de orca, desenvolvido por João Mendes, ex-aluno do curso de Mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), venceu o prémio internacional Green Product Award, na categoria de bens de consumo. O prémio é entregue numa cerimónia em Munique, na Alemanha, no próximo dia 18 de maio.

“Não estava nada à espera e quando vi o e-mail fiquei muito feliz. Quando não estamos a contar é quando sabe melhor”, confessa João Mendes, citado em comunicado do IPVC, lembrando que se inscreveu “sem grandes expetativas de vencer uma vez que se trata de uma competição internacional”. O certo é que a garrafa em forma de orca desenvolvida no âmbito do projeto Refill H2O venceu uma das categorias deste prémio internacional.

A garrafa que venceu o concurso internacional transmite visualmente a ideia de uma orca, “pelo facto de se tratar de um dos animais marinhos que mais sofre com a poluição dos oceanos, especialmente pelo excesso de plástico existente”, justifica o aluno. João Mendes destaca o sofrimento deste animal marinho para a base e conceito no desenvolvimento do protótipo da garrafa. O designer deixa o alerta: “a forma da garrafa pretende sensibilizar para as consequências que o excesso de plástico no oceano faz por exemplo nestes animais marinhos, que não se estão a reproduzir o que pode levar, muito em breve, à sua extinção”. A mudança de hábitos e a forma de viver e pensar no que existe ao nosso redor é o principal objetivo deste projeto, que teve a mentoria dos professores da ESTG-IPVC Ana Curralo e Sérgio Lopes.

“Pode ser que o prémio sensibilize os investidores a apostarem na garrafa e quer se consiga implementar esta segunda garrafa do projeto no Politécnico de Viana do Castelo”, apela João Mendes, enaltecendo o facto da Smartbottle Refill_H20 ser agora “um produto de valor internacional”. Este prémio acaba também, ainda nas palavras do ex-aluno, “por ser mais uma prova do bom trabalho que se faz no Politécnico de Viana do Castelo e no curso em particular”. João Mendes espera agora “encontrar parceiros para investir na produção dos moldes das garrafas, que são muito caros e específicos”.

Ainda no âmbito do Green Product Award, a garrafa inteligente, criada por João Mendes, ficou em 6.º lugar no prémio  do público. Pela primeira vez na história do Prémio, os resultados da votação do público foram anunciados antes da cerimónia final dos vencedores, como forma de agradecimento pelo recorde de 52 mil votos em seis semanas para os 100 produtos e conceitos verdes nomeados Green Product & Green Concept Audience Award 2022.