Instalação Artística “Ilhas de Plástico”

Instalação Artística “Ilhas de Plástico”

No dia Mundial dos Oceanos foi apresentada publicamente a instalação artística, “Ilhas de Plástico”

No dia Mundial dos Oceanos foi apresentada publicamente - a uma restrita assistência devido às limitações da Covid 19 - a instalação artística, “Ilhas de Plástico”, composta por 24 estruturas esféricas revestidas com plástico e outros resíduos.

Este foi o número de elementos escolhido para representar, numa metáfora do tempo, as 24 horas do dia, em que podemos reduzir a quantidade de plástico que debitamos nos Oceanos.

Estima-se que anualmente entrem nos Oceanos entre 8 a 12 milhões de toneladas de plástico, provenientes das atividades que fazemos em terra.

Os visitantes deparam-se assim com o esplendor da arte, versus a amargura da perceção das centenas de garrafas de água de plástico utlizadas como “matéria-prima” desta instalação artística, desenvolvida pelo parceiro Bienal de Cerveira, como iniciativa de sensibilização, no âmbito do projeto LowPlast – A Arte de reduzir o Plástico, e que se encontrar a flutuar no rio Minho, mais precisamente, na idílica zona de lazer da Lenta, em Vila Nova de Cerveira.

O projeto LowPlast é financiado por EEA Grants e promovido pelo Município de Vila Nova de Cerveira - Aquamuseu do rio Minho.