Primeira reunião de stakeholders do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”

Vnpoiares Programa

No próximo dia 09 de setembro de 2021 irá decorrer, no âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, a primeira reunião de stakeholders

No próximo dia 09 de setembro de 2021 irá decorrer, no âmbito do projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares”, a primeira reunião de stakeholders por forma a recolher informações relevante para o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Vila Nova de Poiares, assim como para garantir a participação de todos, proporcionando um espaço democrático de troca de ideias e construção de consensos.

O projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” é financiado através do Programa “Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono” do Mecanismo Financeiro EEA Grants 2014-2021 e a reunião de dia 9 de setembro pretende ser um processo participativo para a elaboração do Plano de Adaptação às Alterações Climáticas do Município.

O projeto “Adaptação às Alterações Climáticas em Vila Nova de Poiares” vai permitir o reforço da estratégia de Vila Nova de Poiares - contínua e integrada – e tem como objetivo final minimizar e prevenir eventos climáticos extremos. O Plano de Adaptação às Alterações Climáticas vai ser desenvolvido com o objetivo de integrar os instrumentos de gestão territorial e de planeamento e gestão à escala municipal. As medidas a integrar no plano vão trazer inúmeros benefícios ambientais, sociais e económicos, pois atuam como uma ferramenta de apoio para compreender as vulnerabilidades do território.

O Município de Vila Nova de Poiares é ainda signatário do Pacto de autarcas para o Clima e Energia assumindo o compromisso de redução em 40% das emissões de CO2 até 2030, estando de momento ainda a desenvolver uma estratégia integrada e onde se inclui a adaptação às alterações climáticas.

Assim esta será uma sessão de trabalho aberta à participação de todos!