Programa Ambiente: Conferência e Evento de Matchmaking na área da Economia Circular - “Breaking the Barriers in a Circular Economy”

Programa Ambiente: Conferência e Evento de Matchmaking na área da Economia Circular - “Breaking the Barriers in a Circular Economy”

Este encontro insere-se nas iniciativas do Fundo de Relações Bilaterais, entre o Operador do Programa Ambiente e o seu Parceiro do País Doador, Innovation Norway.

A Secretaria Geral do Ambiente e Transição Energética, enquanto Operadora do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono (Programa Ambiente) irá acompanhar, a 25 de setembro, num evento de matchmaking dedicado à economia circular: Breaking the Barriers in a Circular Economy, a presença de 9 entidades (Empresas, Organizações Não Governamentais, Universidades e Autoridades Regionais) estabelecidas em Portugal tendo em vista a cooperação bilateral duradoura com os Países Doadores.

Este evento insere-se no âmbito da Semana da Inovação, em Oslo, organizada pelo Innovation Norway, parceiro doador do Programa Ambiente, e será orientado para:

  • Redução do uso dos materiais e dos recursos;
  • Manutenção pelo maior tempo possível do valor dos produtos, materiais e recursos;
  • Minimização da geração de resíduos;
  • Substituição dos recursos não renováveis por biomassa;
  • Proteção dos oceanos e do solo; soluções para redução dos resíduos e de lixo marinho; prevenção de novas formas de poluição e desenvolvimento de materiais biodegradáveis e de bioplásticos.

Estiveram presentes 3 startups, 2 autoridades locais, 2 Universidades e 1 ONG. Todas as entidades tiveram mais reuniões do que as que estavam previstas. 

O Programa Ambiente foi acompanhado por uma representante do Programa Crescimento Azul e pelo seu Parceiro de Programa do País Doador.

O Programa Ambiente é um instrumento de financiamento do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE 2014 – 2021) com uma dotação total de mais de 28 milhões de euros dos quais cerca de 4,2 milhões de euros são contrapartida nacional.