Programa Ambiente e Programa Crescimento Azul juntos na realização de visitas a projetos

Programa Ambiente e Programa Crescimento Azul juntos na realização de visitas a projetos

Decorre entre segunda-feira (dia 23 de Janeiro) e quarta-feira (dia 25 de Janeiro), um conjunto de visitas a projetos do Programa Ambiente e do Programa Crescimento Azul dos EEA Grants.

Nestas visitas que demonstram as grandes sinergias entre estes dois programas, vão estar presentes a embaixadora da Noruega em Portugal, a equipa da Secretaria Geral do Ambiente, operadora do programa ambiente, a equipa da Direção-Geral de Política do Mar, operadora do programa crescimento azul, a unidade nacional de gestão, parceiro de programa comuns aos dois programas, o innovation Norway e o FMO dos EEA Grants.

Na segunda-feira, 23 de Janeiro, as visitas serão focadas em projetos do programa crescimento azul em Lisboa, seguido-se de um almoço de trabalho e reuniões do comité de cooperação na sede do programa Ambiente.

Terça-feira, 24 de Janeiro, o grupo continua a sua visita no Porto e Vila Nova de Gaia para visitar três projectos-piloto do Programa Ambiente. Estes projectos centram-se na utilização de tecnologias de baixo carbono e métodos de engenharia natural para regular os pequenos rios na cidade de O'Porto.

Quarta-feira, 25 de Janeiro, o grupo irá visitar um projeto do programa crescimento azul, seguindo-se um almoço de newtworking entre todos os envolvidos que terminara com a apresentação de um dos projetos.

Estas visitas salientaram a importância da colaboração entre os programas Ambiente e Crescimento Azul na criação de soluções sustentáveis para o futuro. A utilização de tecnologias de baixo carbono e métodos de engenharia natural nos projectos-piloto no Porto e Vila Nova de Gaia demonstram o potencial destes programas para trabalharem em conjunto na criação de um futuro mais sustentável.

Projetos visitados:
FaroBoats Solar Set Solution 
MarineSIM
Asprela + Sustentável
Plano de Valorização e Reabilitação das Linhas de Água do Município do Porto
Afurada Living Lab
MP-RAS
Peladrone