Projeto iRec celebra 1 ano com 1 milhão de embalagens

Projeto iRec celebra 1 ano com 1 milhão de embalagens

Um milhão de embalagens de bebidas recolhidas, 70 toneladas encaminhadas para valorização e 1,2 milhões de CityPoints atribuídos. Este é o balanço de um ano do projecto iREC – Inovar a Reciclagem, que, desde Janeiro de 2021, está a testar um modelo de Sistema de Depósito com Retorno em Cascais.

A iniciativa, promovida pela Cascais Ambiente em parceria com a Nova SBE, contempla 15 máquinas de depósito localizadas no Mercado da Vila e nos principais retalhistas no concelho, dando, assim, oportunidade aos cascalenses de devolverem as suas embalagens de bebidas de plástico, vidro ou latas, recebendo, em retorno, pontos na aplicação CityPoints, que podem ser trocados por produtos sustentáveis.

Ao longo deste ano, foram mais de 100 mil as utilizações registadas na app móvel para o efeito, totalizando 1,2 milhões de pontos ganhos pelos munícipes. Em troca, os munícipes depositaram cerca de um milhão de embalagens de bebidas, das quais a maior parte (62%) correspondia a garrafas de plástico PET, seguida pelas embalagens de vidro (27%) e pelas latas (11%). Das 70 toneladas que foram encaminhadas para reciclagem, 80% diz respeito ao vidro, revela a coordenação do projecto.

Financiado pelos EEA Grants e o Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o iREC visa preparar os diferentes atores para o sistema de depósito de embalagens que, num futuro próximo, se tornará obrigatório em Portugal. Para Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente:

“Um ano e um milhão de embalagens são marcos importantes. Com este Sistema de Depósito com Retorno que estamos a experimentar em Cascais testamos soluções que nos permitem avançar para o terreno com maior conhecimento, assim que a legislação for aprovada. Sabemos hoje que é fundamental o envolvimento de todos os stakeholders para que o sistema possa funcionar. Uma boa articulação entre o serviço de recolha e os retalhistas é fundamental. Um bom projeto de comunicação, divulgação e informação dirigido aos munícipes a par da disponibilização das máquinas nos sítios mais adequados fazem com que haja maior adesão.”

Através do projeto-piloto IREC – Inovar a Reciclagem, procura-se incentivar a reciclagem e a reutilização de materiais, dando um contributo importante para a implementação da economia circular e de políticas de sustentabilidade a nível local, como tem vindo a ser preconizado pela Câmara Municipal de Cascais. Embora ainda não esteja definida a data de entrada em vigor do sistema de depósito com retorno para embalagens de bebidas, a Câmara Municipal de Cascais já se antecipou e está a agir no sentido da promoção e cumprimento das metas nacionais de recolha de resíduos e de redução das emissões de CO2.