Projeto Para Cá do Marão Embalagens Não! inaugura Eco-Parque Infantil

Projeto Para Cá do Marão Embalagens Não! inaugura Eco-Parque Infantil

O projeto Para cá do Marão embalagens não! no âmbito das ações previstas na rúbrica “Reciclar” adquiriu e instalou um Eco-Parque Infantil construído a partir de materiais reciclados, principalmente plásticos, e que está agora ao dispor de todos/as os/as munícipes.

Este Eco-Parque, instalado na Quinta das Hortas, é dotado de equipamentos e estruturas com mais de 80% da sua constituição em material reciclado, cumprindo assim um dos objetivos assumidos. 

Com um investimento superior a sessenta e quatro mil euros, esta ação do projeto ambiental assumido pelo Município e co-financiado pelos EEAGrants, pretende-se através deste parque infantil dar continuidade à missão de sensibilização de toda a comunidade para a necessidade dos hábitos sustentáveis e da economia circular. Através do painel informativo do eco-parque, convidam-se todos/as os/as visitantes a refletir sobre o retorno para a comunidade que as boas práticas ambientais podem resultar, para além dos benefícios para os ecossistemas naturais e bem-estar geral. No fundo, com este tipo de investimentos em materiais reciclados o Município pretende demonstrar também aos mais novos os benefícios da reciclagem e da circularidade dos materiais. 

Estas iniciativas, que surgiram no âmbito do projeto “Para cá do Marão embalagens não!” e da sua missão para a Educação Ambiental, teve como objetivo principal chamar a população juvenil a repensar os seus hábitos do dia-a-dia e a refletir sobre a sua contribuição para a pegada ecológica do planeta. 

O projeto “Para cá do Marão embalagens não!” é financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants e pela Secretaria Geral do Ambiente.