Projeto Refill_H2O: um projeto da academia para a academia

Projeto Refill_H2O: um projeto da academia para a academia

O Projeto RefillH20 foi apresentado na 2.ª Conferência Campus Sustentável 2020. Este projeto, cujo Promotor é o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, pretende reduzir de forma drástica, nas seis escolas deste Instituto, a venda de garrafas de água em embalagens plásticas, promovendo a aplicação dos princípios da economia circular, por redução do uso dos materiais plásticos e da respetiva produção de resíduos.

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) é signatário da Carta de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável, assinada em outubro de 2019, no âmbito da Rede Campus Sustentável. O referido acordo promove o envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) na construção de uma sociedade pautada por valores relacionados com a liberdade, a justiça, a tolerância, a solidariedade e a sustentabilidade, aprofundando, para tal, o respeito pelo meio ambiente e pelo ser humano.

A referida rede deve pugnar pelo cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados na Agenda 2030, e pela integração de um conjunto de princípios de ação no terreno, dentre os quais se destacam: o compromisso institucional para o desenvolvimento, a ética para a sustentabilidade, a oferta de formação para a sustentabilidade, a transdisciplinaridade, a disseminação do conhecimento, a participação em redes colaborativas, a criação de parcerias com outros setores da sociedade, e a transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável.

Sob a alçada da Rede Campus Sustentável, foi realizado, no passado dia 30 de outubro de 2020, a 2.ª Conferência Campus Sustentável 2020 (CCS2020) organizado pelo Instituto Politécnico de Tomar. Subordinado ao tema “Iniciativas Inteligentes Para Um Campus Sustentável”, o evento constituiu um fórum de colaboração e intercâmbio de ideias entre estudantes, académicos, investigadores e especialistas, na procura de soluções inteligentes e inovadoras para um futuro mais sustentável, tendo em vista a implementação dos ODS nas IES.

O projeto RefillH2O pretende implementar, numa primeira fase, um inquérito exaustivo à escala do IPVC (escolas, bares, cantinas e residências) que permita identificar os hábitos de consumo da população residente (alunos, docentes e funcionários) de água embalada em garrafas plásticas. No inquérito a implementar, a população residente será convidada a identificar um conjunto de requisitos físicos, estéticos e funcionais que permitam criar uma especificação para desenvolvimento de uma nova garrafa de água “ambientalmente amigável”, isto é, constituída pelo material mais adequado, com o volume ajustado às necessidades dos utilizadores, com abertura e fecho automático, de fácil enchimento, durável, e esteticamente apelativa.

Na sequência dos resultados do inquérito, numa segunda fase, será desenvolvida uma estação de reenchimento de água a instalar nas escolas, bares, cantinas e residências do IPVC, que reunirá um conjunto de caraterísticas inovadoras.

Este projeto é financiado no âmbito do Programa Ambiente dos EEA Grants, com uma duração de 18 meses, cujo Promotor é o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo como parceiro a Agência Regional de Energia e Ambiente do Alto Minho. O financiamento total é de 175 434,05€, sendo que a componente financiada pelos EEA Grants é de 119 297,19€.