Região de Turismo do Algarve (RTA) lança campanha com dicas para uma região sustentável

Região de Turismo do Algarve (RTA) lança campanha com dicas para uma região sustentável

A Região de Turismo do Algarve lançou uma campanha, que sensibiliza os profissionais do setor para a adoção de ações simples, mas que contribuam para uma região ainda mais sustentável.

«Destino com Futuro – Algarve, é tempo de cuidar» é o título da campanha.

«Consciência ambiental aliada à consciência empresarial é o mote que dá corpo criativo à comunicação, que sugere aos profissionais do turismo a adoção de medidas que fazem a diferença na redução da pegada carbónica e na diminuição dos consumos energéticos. Substituir a iluminação convencional por lâmpadas LED, optar por espécies endógenas nos jardins, criar menus sazonais e com produtos locais, investir em tecnologia que permita poupar água, plantar relva adequada ao clima da região ou fazer a separação dos resíduos produzidos são alguns dos quase 50 conselhos práticos para quem trabalha na área do Alojamento, do Golfe, da Restauração e da Animação Turística», diz a Região de Turismo do Algarve.

A campanha assenta num microsite com dicas, na produção de spots vídeo (alojamento, restauração, golfe e animação) para as redes sociais e em inserções na imprensa especializada do setor.

«Com esta ação de comunicação, focada nos desafios das alterações climáticas, pretendemos mobilizar os profissionais do setor para uma tendência que veio para ficar: a de que ao se constituírem como agentes de defesa do ambiente, estão simultaneamente a potenciar o seu próprio negócio. De facto, a procura é cada vez mais marcada pela exigência de turistas com consciência ambiental, que só irão comprar produtos ou serviços de empresas responsáveis», diz João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.

Esta é a segunda campanha desenvolvida pelo Turismo do Algarve integrada no projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change financiado pelo programa Ambiente do EEA Grants. A primeira, lançada este verão com o claim «A Natureza não tira férias», tinha foco na sensibilização dos turistas; desta vez, os destinatários são os profissionais do setor turístico algarvio.

Financiado pelo EEA Grants, através do Programa Ambiente, o projeto tem como principal objetivo melhorar a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve face às alterações climáticas, criando as bases de apoio necessárias à implementação do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Algarve (PIACC-AMAL). Tem, por isso, uma forte componente de comunicação associada para consciencializar população, empresas e turistas e para motivar à ação, tanto a título individual como coletivo.