Reservas da Biosfera promovem a Sustentabilidade e Cooperação Internacional

Reservas da Biosfera promovem a Sustentabilidade e Cooperação Internacional

Durante os últimos três anos, uma equipa multidisciplinar colaborou no estudo e promoção das 12 Reservas da Biosfera em Portugal, incentivando a partilha de boas práticas e a cooperação a nível nacional e internacional.

O trabalho desenvolvido pelos diversos parceiros em diferentes locais, juntamente com as perspetivas futuras resultantes das atividades realizadas, foram o destaque no seminário final do projeto intitulado "Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes", que se realizou no dia 28 de setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O evento contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, e do Secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, além dos gestores das Reservas da Biosfera e outros parceiros que contribuíram para o projeto.

As Reservas da Biosfera são áreas reconhecidas pelo programa MaB da UNESCO devido à sua natureza, biodiversidade e desenvolvimento sustentável, englobando as dimensões sociais, económicas e culturais, com foco na investigação e conservação deste património.

O projeto envolveu a colaboração da Quaternaire Portugal, da Universidade de Coimbra, da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto Pedro Nunes, da Ordem dos Biólogos, da Associação KEEP, da Universidade de Bergen na Noruega, da Reserva da Biosfera UNESCO de Nordhorland (também na Noruega), da Comissão Nacional da UNESCO da Islândia e do Parque Regional de Snæfellsnes, atualmente em processo de candidatura para a Reserva da Biosfera UNESCO. Este projeto, promovido pela Quaternaire Portugal, operado pela Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente e Ação Climática e financiado pelo Programa EEA Grants, teve como um dos principais objetivos valorizar esses territórios e colocá-los no mapa.