Resultados do projeto “Viver o Clima no Baixo Alentejo”

Resultados do projeto “Viver o Clima no Baixo Alentejo”

O projeto Viver o Clima no Baixo Alentejo contribuiu eficazmente para a execução do objetivo número 3 do Programa: “Aumentar a resiliência e a capacidade de resposta às alterações climáticas em áreas específicas.” e do Output 3.1 “Adaptação às alterações climáticas a nível local”.

O projeto Viver o Clima no Baixo Alentejo realizou-se entre 01 de março de 2021 e 30 de abril de 2023, cujo Promotor é a Comunidade Intermunicipal do Alentejo (CIMBAL) com o parceiro Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e compreendia o desenvolvimento de várias ações nas seguintes tipologias de intervenção:

  • Medida 1 – Conservação de sebes, matos e arvenses. Medida direcionada às estruturas ecológicas no meio da área produtiva e à constituição de refúgios de biodiversidade para espécies ameaçadas (arvenses e matos).
  • Medida 2 – Restauro de charcos temporários. Esta medida visa restaurar e gerir uma rede de charcos temporários, que correspondem ao habitat 3170*, um dos habitats prioritários na diretiva habitat e que está em declínio acentuado em território nacional, nas últimas décadas.
  • Medida 3 – Restauro de galerias ripícolas. O restauro de linhas de água é essencial para a conservação da água, preservação do solo e depuração da carga de poluição das águas agrícolas.
  • Medida 4 - Dois Workshops com o intuito de dar a conhecer o projeto, os seus objetivos e resultados.
  • Medida 5 - Campanhas de sensibilização.

Apesar de não ter como parceiro qualquer entidade dos países doadores, pretende contribuir para as relações bilaterais através das ações de comunicação.

Poderá consultar os resultados do projeto aqui, que inclui o Manual para a Gestão Sustentável das Bermas de Estrada, que foi disponibilizado para os municípios e proprietários como forma de incentivo e divulgação para a preservação da biodiversidade identificada nas bermas de estrada da área de estudo.

Para mais informação poderá ainda consultar os websites do Promotor e EEA Grants para o projeto Viver o “Clima no Baixo Alentejo”.