Seminário Final Closer: Auditorias Pré-Demolição

Seminário Final Closer: Auditorias Pré-Demolição

O seminário final do Projeto CLOSER, "Auditorias Pré-Demolição: Passo a Passo", realizou-se no dia 22 de novembro de 2021, em formato híbrido

A modalidade presencial decorreu no Centro de Congressos do LNEC, tendo sido obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID da UE, ou de teste com resultado negativo para COVID-19 e a utilização de máscara durante toda a permanência no espaço.

O evento contou com a presença do representante do Operador do Programa Ambiente, a Secretaria Geral do Ambiente, Alexandra Carvalho, a Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Laura Caldeira, o Vogal do Conselho Diretivo do IMPIC, Pedro Guedes Pinto, a Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Ana Cristina Carrola e as apresentações dos resultados do projeto, respetivos casos de estudo e políticas de implementação foram realizadas por Filipa Salvado (LNEC), Isabel Martins (LNEC), Seyed Rezvani (LNEC) e Mafalda Mota (APA).

O projeto Closer, financiado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants no âmbito do Small Grants Scheme#2, insere-se no Plano de Ação da Economia Circular que identifica a gestão de resíduos de construção e demolição como prioritário e a necessidade de manter os materiais em utilização durante mais tempo, melhorando a sua qualidade e aumentando a confiança nos materiais recuperados no fim de vida dos edifícios.

Os objetivos do projeto consistiram em aumentar a reutilização e a reciclagem dos materiais provenientes da demolição ou da reabilitação dos edifícios. Separar os materiais que constituem substâncias perigosas para prevenir a contaminação de materiais a recuperar. Melhorar a qualidade dos recursos recuperados através da identificação dos tipos e quantidade de materiais presentes na demolição ou reabilitação e apresentar soluções de utilização que conduzam ao fecho de ciclos dos materiais recuperados.

Os resultados do projeto consistem na elaboração do Guia Português de auditorias pré-demolição de edifícios e em benefícios em termos de taxas de recuperação e de qualidade dos materiais provenientes de resíduos de construção e demolição e soluções de utilização para estes materiais.

Poderá voltar a assistir ao evento aqui