Seminário final do projeto CLOSER "Auditorias pré-demolição - Passo a passo"

Seminário final do projeto CLOSER

O seminário final do projeto CLOSER "Auditorias pré-demolição - Passo a passo" foi realizado a 22 de novembro de 2021. Este evento híbrido contou com um total de 161 participantes.

A abertura da conferência foi efetuada pela Dr.ª Laura Caldeira, Presidente do LNEC, que deu as boas-vindas aos presentes e sublinhou o importante papel da aplicação dos princípios da economia circular à utilização de materiais provenientes da demolição e reabilitação de edifícios.

A Dr.ª Alexandra Carvalho, Secretária-Geral do Ambiente, felicitou o consórcio CLOSER pelos resultados do projeto e ainda salientou a importância dos EEA Grants, nomeadamente o Programa de Ambiente, para o desenvolvimento e estabelecimento de sinergias entre projetos visando impulsionar a transição para uma economia circular.

A sessão de abertura continuou com a intervenção do Eng.º Pedro Guedes Pinto, Vogal do Conselho Diretivo do IMPIC, destacando dois caminhos estratégicos do IMPIC:

i) a estratégia nacional de compras pública e;

ii) a economia circular e sustentabilidade do setor da construção, sendo este último onde se enquadra o projeto CLOSER.

Para concluir, o Eng.ª Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da APA, sublinhou as oportunidades e desafios do Pacto Ecológico Europeu no que diz respeito ao ciclo de vida de materiais e produtos, desde a sua produção, à sua utilização e fim de vida.