Sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico e alumínio em debate na Noruega

Sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico e alumínio em debate na Noruega

Realizou-se, entre os dias 22 e 24 janeiro de 2020, uma visita técnica de uma delegação portuguesa a Oslo, tendo em vista a troca de ideias sobre a regulamentação do sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, metais ferrosos e alumínio.

No âmbito do Projeto Pré Definido 1, "Regulamentação do sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico, vidro, materiais ferrosos e alumínio", realizou-se, entre os dias 22 e 24 janeiro de 2020, uma visita técnica de uma delegação portuguesa à Noruega tendo em vista o aprofundamento do conhecimento sobre o sistema de depósito de embalagens de bebidas em plástico e alumínio existente neste País, o qual constitui uma referência internacional devido às elevadas taxas de recolha e de reciclagem obtidas.

A delegação portuguesa foi constituída por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., Direção Geral das Atividades Económicas, Secretaria Geral do Ambiente e do Gabinete da Sra. Secretária Estado do Ambiente, tendo sido recebida e acompanhada durante toda a visita por representantes da Innovation Norway (IN), o organismo parceiro do país doador.

A delegação teve reuniões com várias entidades responsáveis pela regulação e implementação do sistema de depósito, entre as quais o Ministério do Ambiente e Clima, a Agência Norueguesa do Ambiente (NEA), a Infinitum - Operador centralizado do sistema; TOMRA - Fabricante de máquinas de recolha automática de embalagens, e a Associação Norueguesa de Embalagens.

Foi possível a troca de ideias e de experiências com todas as entidades, nomeadamente acerca de sistemas já implementados em outros países da UE, e que tiveram aconselhamento por parte da Noruega, bem como ver o funcionamento de vários modelos de máquinas de recolha automáticas da marca TOMRA.