Sustainable Value

Sustainable Value

O projeto Sustainable Value compreende um serviço com uma forte capacidade de penetração e aceitação no mercado associado à construção sustentável e economia circular

O projeto Sustainable Value consiste na criação de uma ferramenta de certificação de produtos para a construção assente em conhecimento e experiência de profissionais para a área da sustentabilidade e construção, e em investigação científica sobre o tema.

Tem como objetivos específicos:

  • ser um serviço indispensável e inovador no mercado da construção sustentável e economia circular;
  • criar valor a um determinado produto para a construção, através da atribuição de um selo de certificação;
  • avaliar o material ou equipamento em todo o seu ciclo de vida, recorrendo a uma ferramenta informática dedicada;
  • promover a redução de impactes ambientais, informando ainda como deverá ser desconstruído no final da sua vida útil e sua capacidade de reutilização e/ou reciclagem.

O selo irá indicar que aquele produto ao estar certificado foi desenvolvido e contribuirá na sua fase de utilização para um melhor ambiente social, económico e ambiental, promovendo assim a redução dos impactes ambientais, informando ainda como deverá ser desconstruído no final da sua vida útil e sua capacidade de reuso, reutilização e/ou reciclagem.

O financiamento total é de 57 807,89 €, onde 49 136,71 € são financiados pelos EEA Grants e o restante co-financiado pelo Promotor. A duração do projeto é de 12 meses.

Programa Ambiente apoia este projeto no âmbito da Small Grants Scheme#2, que tem como objetivo o financiamento de projetos que incidam nas áreas prioritárias de redução de plásticos nos oceanos e a promoção da sensibilização para os desafios relativos aos plásticos nos oceanos e proposta de soluções.

Relativamente aos EEA Grants 2014-2021, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, na qualidade de Doadores, financiam em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas, reforçando as relações bilaterais com os estados beneficiários.

Saiba mais sobre os EEA Grants.