Bottle to Bottle: Top Quality PET para a economia circular das garrafas de plástico em Portugal

Bottle to Bottle

Promotor: Ecoibéria- Reciclados Ibéricos, S.A.

Parceiros:

- EXTRAPOLYMERS S. L. 

- Sociedade da Água de Monchique, S.A .

Financiamento EEA Grants: 654 928,32

Financiamento Total: 818 660,40

Código Grace: PT-ENVIRONMENT-0017

Programa:

O presente projeto, intitulado "Bottle to bottle: economia circular para as garrafas de plástico em Portugal" tem como principal objetivo o aumento da reciclagem das garrafas de plástico, através de soluções inovadoras neste sector e de equipamentos e tecnologias modernas que permitirão a reintrodução de uma matéria prima top quality (PET flakes reciclados), para produção de novas garrafas de plástico.

O projeto assenta em duas abordagens complementares: por um lado, pretende-se dotar a Ecoibéria de um laboratório tecnologicamente avançado, para que possam ser testados os PET flakes produzidos para deteção de potenciais contaminantes e materiais não conformes, que possam por em causa os padrões de segurança. Assim, o resultado final será uma matéria prima Top Quality, que será utilizada na produção de novas garrafas de plástico (economia circular), diminuindo a percentagem de plástico cuja reciclagem termina em downcyling e a percentagem de plástico que termina nos oceanos.

Por outro lado, neste projeto será introduzida uma tecnologia altamente inovadora: separadora de flakes por laser. Esta tecnologia de separação por laser irá permitirá uma triagem muito mais rápida, eficiente e inteligente do plástico, permitindo poupar tempo, evitar o erro humano e produzindo um fluxo contínuo de  subprodutos (flakes contaminados por plástico não-pet ou cor não conforme) para posterior valorização para produção de embalagens alimentares e para produção de fibra têxtil.

Ver Vídeo

Ver Apresentação

Website