FoRES - Development of Forests RESilience to fires in a climate change scenario

FoRES

Promotor: Universidade de Aveiro

Parceiros:
  • ForestWISE - Associação para o Laboratório Colaborativo para a gestão integrada da floresta e do fogo
  • NIBIO - Norwegian Institute of Bioeconomy Research

Financiamento EEA Grants: 335 511,91 €

Financiamento Total: 394 719,89 €

Código Grace: PT-ENVIRONMENT-0057

Programa:

FoRES visa promover a resiliência das áreas florestais, capacidade de resposta e adaptação às alterações climáticas, testando diferentes estratégias de gestão florestal para determinar qual delas maximiza a resiliência das áreas florestais à propagação de incêndios florestais, capacidade de sequestro de CO2 e retenção de humidade do solo. Para isso, um sistema acoplado de modelação da atmosfera-terra-vegetação-fogo (WRF-SFIRE) será implementado a nível regional/local. FoRES também contribuirá para mitigar a degradação do solo e a desertificação em áreas queimadas, investigando o risco de degradação do solo em cenários de clima e uso do solo futuros, com foco especial na severidade do incêndio, resiliência da vegetação/solo e erosão pós-incêndio, incluindo medidas de estabilização de emergência.

A área de estudo LFIR (Zona de Intervenção Florestal da Lombada) compreende 650 ha classificados como secos/sub húmidos e faz parte da rede de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), NUTS III Terras de Trás-os-Montes, RNAP (Rede Nacional de Áreas Protegidas - Parque Natural de Montesinho) e RN2000 (Rede Natura 2000 - sítio Montesinho /
Nogueira). Além disso, a LFIR é prioritária no plano DFCIF (Plano Nacional de Defesa contra Incêndios Florestais). Estes critérios fazem da LFIR um território com especial relevância para o estabelecimento da área de estudo deste projeto.

Ver apresentação

Ver video

Website