GrowingCircle - Integrated Data for Efficient and Sustainable Construction

GrowingCircle

Promotor: Instituto da Construção

Parceiros:

- Norwegian University of Science and Technology

 

Financiamento EEA Grants: 248 681,98

Financiamento Total: 292 567,03

Código Grace: PT-ENVIRONMENT-0026

Programa:

As tendências de digitalização do setor da construção apontam para processos e tecnologias que permitam sistematizar, agregar, gerir, rastrear e manter a informação sobre os objetos construídos e sobre os produtos de construção que os compõem.

A sistematização de dados e a sua conversão em blocos de informação tem de ter em consideração as necessidades dos intervenientes no processo de construção assim como as fases do ciclo de vida das construções.

É um imperativo para as dinâmicas de economia circular no setor da construção assegurar a circularidade da informação sobre as construções e suas partes constituintes.

Os Data Templates são estruturas normalizadas e interoperáveis de metadados capazes de dar resposta a estes desígnios, contribuindo para a implementação efetiva de práticas mais circulares, mais eficientes e amigas do ambiente.

O GrowingCircle pretende sensibilizar os agentes, através de ações (de) formação/divulgação para o papel (fundamental... fulcral... imprescindível...) dos Data Templates e (de)mo(n)strar o seu impacto através da aplicação em casos de estudo.

Ver website

Ver apresentação

Ver vídeo