Living Lab da Afurada
Afurada Living Lab
Promotor: CEDES - Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável
Parceiros:- Município de Vila Nova de Gaia
- Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM
- CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento
- Ubiwhere, S.A.
- DST Solar
- Innovation Point - Investigação e Desenvolvimento, S.A.
- Watt-IS S.A.
- NTNU: Norwegian University of Science and Technology
Financiamento EEA Grants: 878 283,81
Financiamento Total: 975 870,90
Código Grace: PT-ENVIRONMENT-0052
Programa:O projeto Afurada Living Lab pretende assumir-se como um laboratório territorial, para teste de soluções tecnológicas inovadoras. Assim, através da formalização de uma parceria estratégica, um leque diversificado de entidades públicas e privadas cooperam entre si, na procura e desenvolvimento de tecnologias que potenciem o envolvimento e participação da comunidade local na resolução de desafios urbanos identificados na Afurada. Pretende-se que este trabalho permita uma redução das emissões de carbono e otimize a capacidade de resposta às alterações climáticas.
Trata-se de um território com uma identidade fortemente vincada no território de Vila Nova de Gaia, com particular destaque para a comunidade local que nela habita, caracterizada por uma íntima ligação à atividade piscatória e por uma intensa vivência e fruição do espaço público, que importa preservar e robustecer.
Com efeito, em função das dinâmicas urbanas territoriais recentes, com particular destaque para a atividade turística, este território enfrenta múltiplos desafios urbanos que exigem estratégias que promovam uma articulação harmoniosa entre modernidade e tradição.
Neste contexto, ao longo de um período de 4 anos (2021-2024) serão implementadas na Afurada uma ampla gama de ações e atividades focadas em quatro Áreas Prioritárias:
i) Mobilidade Urbana Sustentável
ii) Economia Circular e Ambiente
iii) Edifícios e Energia
iv) Comunidade, Gestão e Comunicação