Living Lab da Afurada

Afurada Living Lab

Promotor: CEDES - Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável

Parceiros:

- Município de Vila Nova de Gaia

- Gaiurb – Urbanismo e Habitação, EM

- CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento

- Ubiwhere, S.A.

- DST Solar

- Innovation Point - Investigação e Desenvolvimento, S.A.

- Watt-IS S.A.

- NTNU: Norwegian University of Science and Technology

 

 

Financiamento EEA Grants: 878 283,81

Financiamento Total: 975 870,90

Código Grace: PT-ENVIRONMENT-0052

Programa:

O projeto Afurada Living Lab pretende assumir-se como um laboratório territorial, para teste de soluções tecnológicas inovadoras. Assim, através da formalização de uma parceria estratégica, um leque diversificado de entidades públicas e privadas cooperam entre si, na procura e desenvolvimento de tecnologias que potenciem o envolvimento e participação da comunidade local na resolução de desafios urbanos identificados na Afurada. Pretende-se que este trabalho permita uma redução das emissões de carbono e otimize a capacidade de resposta às alterações climáticas.

Trata-se de um território com uma identidade fortemente vincada no território de Vila Nova de Gaia, com particular destaque para a comunidade local que nela habita, caracterizada por uma íntima ligação à atividade piscatória e por uma intensa vivência e fruição do espaço público, que importa preservar e robustecer.

Com efeito, em função das dinâmicas urbanas territoriais recentes, com particular destaque para a atividade turística, este território enfrenta múltiplos desafios urbanos que exigem estratégias que promovam uma articulação harmoniosa entre modernidade e tradição.

Neste contexto, ao longo de um período de 4 anos (2021-2024) serão implementadas na Afurada uma ampla gama de ações e atividades focadas em quatro Áreas Prioritárias:

   i) Mobilidade Urbana Sustentável

   ii) Economia Circular e Ambiente

   iii) Edifícios e Energia

   iv) Comunidade, Gestão e Comunicação

 

Website

Apresentação

Vídeo