+SOLO+VIDA

Promotor: Associação de Defesa do Património de Mértola

Parceiros:
  • Cooperativa Agrícola do Guadiana
  • Natural Business Intelligence
  • Universidade do Algarve
  • International Development Norway

Financiamento EEA Grants: 309 151,21

Financiamento Total: 343 501,34

Código Grace: PT-ENVIRONMENT-0060

Programa:

O Programa territorial + SOLO + VIDA - Adaptação e mitigação das AC e luta contra a desertificação, no Parque Natural do Vale do Guadiana, é um projeto piloto para o desenho, a implementação e a avaliação, de um programa territorial de impulso à adaptação e mitigação às AC e de redução da vulnerabilidade à desertificação. O projeto, com um carácter participado, capacitará os atores locais e, em especial, aos agricultores, para adotar boas práticas silvo agropecuárias, através de um modelo de governança de base local, que assegurará a sua sustentabilidade no tempo.

Esta iniciativa contribui para a redução das disparidades sociais e económicas na Europa, porque aumenta a resiliência e a capacidade de resposta dos atores do Parque Natural do Vale do Guadiana (PNVG), às alterações climáticas (resultado esperado) e desenvolve um modelo replicável noutras regiões. Este resultado será alcançado através das A1, A2 e A3. No âmbito da A3, serão aplicadas 10 boas práticas, num total de 94 hectares, inseridas no PNVG (PTZPE0047, PTCON0036 e sítio RAMSAR Ribeira do Vascão), especificamente no Monte do Vento, exploração da ADPM, certificada em Modo de produção biológico e Centro de demonstração de boas práticas, e noutros locais, com o intuito do tornar um processo aberto e inclusivo.

As boas práticas a implementar terão incidência nos seguintes habitats, presentes no Monte do Vento: 92d0 - Galerias e matos ribeirinhos meridionais (Nerio-Tamaricetea e Securinegion tinctoriae), 4030 - Charnecas secas europeias e 6220* - Subestepes de gramíneas e anuais da Thero-Brachypodietea. Intentar-se-á identificar locais que permitam também contribuir para o habitat 92a0 - Florestas-galerias de Salix alba e Populus alba.

Ver apresentação

Ver video

Website do projeto