Projetos que combatam a segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais e a discriminação no mercado de trabalho

Está aberta a Open Call#2 - Projetos que combatam a segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais e a discriminação no mercado de trabalho, com uma alocação total disponível de 870.000€

No âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, EEA Grants 2014-2021, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega financiam projetos e iniciativas em 15 Estados-membros que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre países doadores e beneficiários.

São consideradas elegíveis as entidades públicas ou privadas, comerciais ou não comerciais e organizações não-governamentais, legalmente estabelecidas em Portugal.

Na área prioritária "A - Projetos que combatam a segregação sexual nas escolhas educativas e profissionais" serão valorizadas as candidaturas apresentadas por escolas e/ou agrupamentos de escolas, escolas profissionais, instituições do ensino superior, centros de investigação, associações de profissionais de orientação escolar e vocacional, centros de formação profissional do IEFP, autarquias (isoladamente ou sob a forma de associações públicas), entidades da administração pública central, empresas, associações empresariais, parceiros sociais, organizações da sociedade civil e do setor social e solidário.

Na área prioritária "B - Projetos que combatam a discriminação em razão do sexo no mercado de trabalho" serão valorizadas as candidaturas apresentadas por empresas, associações empresariais, parceiros sociais, instituições do ensino superior, centros de investigação, organizações especializadas em gestão de recursos humanos, organizações da sociedade civil, entidades da administração pública central e outras especializadas nesta área de intervenção.

Na área prioritária "C - Projetos que combatam estereótipos associados às masculinidades" serão valorizadas as candidaturas apresentadas por escolas e/ou agrupamentos de escolas, escolas profissionais, instituições do ensino superior, centros de investigação, entidades da administração pública central que trabalham nestas áreas ou com grupos-alvo específicos, entidades juvenis, autarquias (isoladamente ou sob a forma de associações públicas), organizações da sociedade civil e do setor social e solidário ou outras entidades especializadas nesta área de intervenção.

Os projetos selecionados deverão contribuir para a execução do objetivo n. 1 do Programa: “Garantir as mesmas oportunidades para mulheres e homens no mercado de trabalho”, e do Output 1.3. “Instrumentos promotores da igualdade de género nas escolhas educativas e profissionais desenvolvidos”, em consonância com o Anexo I do Acordo de Programa. Estes projetos terão uma duração até 36 meses.

As candidaturas podem ser submetidas a qualquer momento, entre 08.03.2020 e 19.06.2020, até às 18:00:00 GMT. (Nota: a data limite de 31.05.2020, inicialmente anunciada, foi prorrogada para 19.06.2020).

Para mais informações, consulte os seguintes documentos: