Participo! - Participação cívica e política das Mulheres

Participo!

Promotor: União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

Parceiros:

Universidade Católica Portuguesa - Centro Regional do Porto

Província Portuguesa do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia (PPIISD) / Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)

Associação Juvenil Transformers

Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP)

HiveMind Institute

TEDxPorto

Associação Comissão de Moradores de Aldoar

Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira

European Centre for Women and Technology

Financiamento EEA Grants: 240.019

Financiamento Total: 240.019

Programa:

 

O que é este projeto?

O projeto Participo! - Participação cívica e política das Mulheres tem como principais objetivos promover o aumento das taxas de participação política e cívica de mulheres e raparigas nas freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, promover um maior envolvimento das mulheres que já participam na vida política e cívica local e desejam aumentar os seus níveis de responsabilidade, numa ótica de sensibilização para a igualdade de género e de oportunidades e criar ferramentas para facilitar a participação política e cívica a nível local.

É um projeto do Open Call#5: Projetos para a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local.

 

O que vai conseguir?

  • Constituição e dinamização de um Grupo de Trabalho interdisciplinar (incluindo especialistas, representantes de movimentos de igualdade de género e participação e representantes da comunidade local - agrupamentos de escolas, associações de moradores, associações de estudantes), que promoverá a reflexão, debate e elaboração de soluções para identificar e ultrapassar os principais obstáculos à participação feminina (partindo do estudo de casos e boas práticas internacionais.

  • Criação de um guião para a participação política e cívica e raparigas e mulheres), procurando contribuir para a influência de políticas públicas no âmbito da participação e igualdade de género.

  • Desenvolvimento de ferramentas para facilitação e incentivo à participação política e cívica da comunidade local, assim como oportunidades de capacitação e empoderamento.

  • Criação de uma plataforma digital que será construída de forma participativa e permitirá tornar mais atrativo, rápido, intuitivo e abrangente o processo participativo e gerar maior impacto na comunidade.

  • Eventos públicos abertos a toda a comunidade local, incluindo sessões de simulação de Assembleias de Freguesia, bem como ações de empoderamento baseadas na metodologia de Personal Storytelling e um programa de capacitação e mentoria para mulheres e raparigas (Academias Juniores - Educação para a Cidadania - e curso de B-learning), visando despertar para a participação e desenvolver e consolidar capacidades e competências para mulheres que queiram aumentar o seu nível de participação cívica e política.

 

Working together for a competitive and inclusive Europe

Ligações
Conteúdo Relacionado