Projeto FILMar: "Aparelho voador a baixa altitude"

Post 10 De Março Cinemateca 1

Aparelho voador a baixa altitude será um dos filmes digitalizados no âmbito do projeto FILMar.

Aparelho voador a baixa altitude, de Solveig Nordlund, estreou em 2002, e é um dos filmes que integra o plano de digitalização e preservação do cinema português no âmbito do Projeto FILMar, operado pela Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema no âmbito do Programa Cultura.

Esta produção luso-sueca, rodada em Tróia e produzida pela Filmes do Tejo, é uma das raras adaptações para o cinema do universo ficcional de J.G. Ballard, assinada por Solveig Nordlund, Jeanne Waltz e Colin Tucker. A estreia decorreu no Göteborg Film Festival (Suécia) tendo-se apresentado, também, no Festival International du Cinema Au Féminin de Bordeaux (França), entre outros, e a narrativa estabelece curiosas relações com a atualidade.

Quando um estranho vírus pode causar problemas sérios na população, sendo particularmente perigoso para mulheres em gestação, um casal, interpretado por Margarida Marinho e Miguel Guilherme, refugia-se num hotel abandonado, onde a península do distrito de Setúbal faz as vezes de um mundo distópico. Num esforço de preservação de uma gravidez tranquila, o casal enfrenta uma sociedade de consumo acelerado, e onde a informação por verificar parece constituir uma ameaça para o futuro.

Este filme de ficção científica, para o qual Margarida Marinho foi nomeada para um Globo de Ouro pela sua interpretação, é um dos mais vibrantes exemplos da presença de títulos assinados por realizadoras na história do cinema português, entre curtas e longas-metragens de ficção ou documentários, alguns datando da década de 1930.

Assista aqui ao trailer deste filme.