FILMar - Digitalização do Património Cinematográfico
FILMar
Este projeto tem como objetivos a médio e longo prazo:
-
Disponibilizar imagens em movimento, atualmente inativas, nos cofres da Cinemateca Portuguesa, em 35mm, 16mm e outros formatos analógicos;
-
Disseminar a acessibilidade ao património cultural cinematográfico como forma de contribuir para uma melhor compreensão da história, tradições e identidade nacionais;
-
Estimular a utilização do património cinematográfico digitalizado pelas diferentes entidades a nível local (clubes de cinema, escolas, entidades artísticas, etc.
A Cinemateca visa promover, em todas as fases do processo de digitalização, o acesso ao património cinematográfico relevante e culturalmente valioso, e criar uma relação nova e sustentável como Instituto Norueguês de Cinema, no que diz respeito ao conhecimento sobre o cinema norueguês e português, que hoje em dia não tem expressão em cada país.
Componentes do projeto:
-
Plano de digitalização, preparação e melhores práticas: a coordenação do projeto, incluirá uma seleção coerente de conteúdo, a aquisição de equipamentos e suprimentos de digitalização, bem como recursos humanos;
-
Divulgação e sensibilização: o FILMar procurará estabelecer e desenvolver contactos com outras entidades portuguesas, de modo a promover a utilização das explorações digitalizadas para a apresentação de programas de filmes locais e descentralizados. Esta componente é necessária para fomentar a colaboração e a compreensão do projeto, entendido como plataforma de conhecimento.
-
Programa de intercâmbio de conhecimento com 2 seminários a serem realizados na Noruega, sobre: a disseminação e distribuição do património cinematográfico; e o valor cultural histórico do mar, tanto na Noruega como em Portugal.
-
Criação de uma retrospectiva cinematográfica com entidades norueguesas, através de programação contextualizada, promovendo o conhecimento sobre ambos os territórios e respetivas tradições do Mar, para serem exibidos em Portugal e na Noruega, incluindo 10-12 filmes noruegueses e 10-12 filmes portugueses.
Conteúdo Relacionado