PDP 06 - e-Bug

Promotor: Direção-Geral de Saúde (DGS)

Parceiros:

Antibiotic Centre for Primary Care, Norway.

The Norwegian Institute of Public Health, Norway.

Portuguese National Authority of Medicines and Health Products, I.P. Portugal.

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde I.P. (INFARMED) Portugal

Financiamento EEA Grants: 99 345,98€

Financiamento Total: 99 345,98€

Código Grace: PT-BI061

Programa:

Em que consistiu esta iniciativa?

O e-Bug é um projeto pedagógico liderado pela Unidade de Cuidados Primários da Public Health England (PHE) e envolve um consórcio de vários países parceiros internacionais.

O principal objetivo do projeto é educar as crianças e os jovens de todo o mundo, ao nível do ensino básico e secundário, sobre microbiologia, propagação e prevenção de doenças infecciosas, benefícios da utilização prudente de antibióticos e como a utilização inadequada pode ter um impacto negativo na resistência antimicrobiana e na saúde pública.

A presente iniciativa bilateral visa implementar esta plataforma educativa de e-learning a nível nacional em Portugal e na Noruega para um vasto leque de idades (6 a 17 anos). Para tal, ambos os países irão traduzir, selecionar e adaptar os conteúdos aos currículos e orientações nacionais.

De acordo com a OMS, a resistência antimicrobiana ameaça a prevenção e o tratamento eficazes de uma gama cada vez maior de infeções (causadas por bactérias, parasitas, vírus e fungos). Por conseguinte, a resistência antimicrobiana foi declarada uma das 10 principais ameaças globais para a saúde pública.

O custo da RAM para a economia é significativo. Para além da morte e da incapacidade, resulta em internamentos hospitalares mais longos, na necessidade de medicamentos mais caros e no aumento dos custos sociais e de saúde.

Portugal tem um programa nacional prioritário de saúde para combater as infeções associadas aos cuidados de saúde e a resistência antimicrobiana, denominado Programa de Prevenção da Infeção e da Resistência Antimicrobiana, que funciona na Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal, através da DGS, e a Noruega, através do Centro Norueguês de Antibióticos, são parceiros da PHE e-Bug, com Acordos de Nível de Serviço firmados que permitem a utilização do e-Bug nos seus países.

Conteúdo Relacionado