Bases de dados de custos económicos e ambientais do fim de vida dos edifícios

Bases de dados de custos económicos e ambientais do fim de vida dos edifícios

O projeto “C+D: Close the loop by Disclosing the benefits of buildings’ deconstruction and materials re-use” visa a criação de uma plataforma baseada na Web para calcular os benefícios económicos e ambientais associados aos processos de desconstrução de edifícios e de reutilização dos resíduos de construção e demolição (RCD, ou resíduos C+D)

O CERIS (Civil Engineering Research and Innovation for Sustainability, centro de Investigação do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa) irá coordenar este projeto, o qual tem como parceiro o centro de Investigação Norueguês NORSUS (Norwegian Institute for Sustainability Research).

Este projeto para promover a economia circular no setor da construção é financiado por parte do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono suportado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega através do “European Economic Area (EEA) and Norwegian Financial Mechanism 2014-2021 (EEA Grants)”.

O principal objetivo deste projeto é a criação da plataforma C+D, que será abrangente, atualizável e inovadora, e que incluirá um indicador de circularidade. Esta plataforma será disponibilizada ao público em Portugal, Noruega e noutros países, em português e em inglês, juntamente com um manual nos mesmos idiomas.

O projeto C+D, que irá iniciar-se em setembro deste ano e decorrer ao longo de um ano, será desenvolvido por uma equipa de 6 investigadores do CERIS e do NORSUS.

Programa Ambiente apoia este projeto no âmbito da Small Grants Scheme#2, que tem como objetivo o financiamento de projetos que incidam nas áreas prioritárias de redução de plásticos nos oceanos e a promoção da sensibilização para os desafios relativos aos plásticos nos oceanos e proposta de soluções.

Relativamente aos EEA Grants 2014-2021, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, na qualidade de Doadores, financiam em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas, reforçando as relações bilaterais com os estados beneficiários.

Saiba mais sobre os EEA Grants.