A Associação Smart Waste Portugal, em colaboração com a 3drivers – Engenharia, Inovação e Ambiente, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e a Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC), encontra-se a desenvolver o projeto Edifícios Circulares, financiado pelo EEA Grants.
Estas ferramentas facilitarão a definição de passaportes de materiais de edifícios e o cálculo de indicadores de circularidade e de eficiência material, hídrica e energética. Será ainda desenvolvida uma ferramenta de avaliação dos benefícios ambientais e económicos associados à circularidade nos edifícios.
O projeto prevê ainda um projeto demonstrador onde se pretende aplicar estas ferramentas. A equipa de trabalho acompanhará a fase de planeamento e de execução de forma a caracterizar a dimensão material do edifício. Neste processo seria determinado o passaporte do edifício e os potenciais benefícios ambientais e económicos associados.
O projeto, que teve início em maio, terá a duração de 12 meses e contará com dois eventos públicos que visam apresentar os objetivos e os resultados da iniciativa.
O Programa Ambiente apoia este projeto no âmbito da Small Grants Scheme#2, que tem como objetivo o financiamento de projetos que incidam nas áreas prioritárias de redução de plásticos nos oceanos e a promoção da sensibilização para os desafios relativos aos plásticos nos oceanos e proposta de soluções.
Relativamente aos EEA Grants 2014-2021, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, na qualidade de Doadores, financiam em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas, reforçando as relações bilaterais com os estados beneficiários.
Saiba mais sobre os EEA Grants.