Sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores

Sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas nos Açores

O projeto aprovado para os Açores no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono dos EEA Grants que foi proposto pela Direção Regional do Ambiente, visa a implementação de um sistema de depósito de embalagens não reutilizáveis de bebidas com um valor de cerca de 942 000 euros

A ação a desenvolver passa pela aquisição de 25 equipamentos destinados à devolução das embalagens de bebidas de PET, metal e vidro, a instalar nas nove ilhas do arquipélago dos Açores, nos 19 municípios, em função da dispersão territorial e garantindo, pelo menos, um equipamento por concelho.

O objetivo passa por aumentar a quantidade de resíduos enviados para reciclagem e sensibilizar toda a população residente nos Açores para a necessidade da redução da produção de embalagens. De forma a motivar e premiar os cidadãos que depositem as embalagens nas máquinas de depósito, existirá um retorno financeiro de pelos menos 0,05€.

O projeto, coordenado pelo Governo dos Açores, envolve as entidades gestoras de Resíduos Urbanos, nomeadamente os 19 municípios da Região, através da respetiva associação, e todas as empresas responsáveis pelos centros de triagem. Três empresas da indústria de bebidas sedeadas nos Açores também aderiram a este projeto, que conta ainda com a participação da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC).

A Autoridade ambiental da Região Autónoma dos Açores espera uma elevada adesão da população ao sistema, já que haverá uma maior consciencialização para a necessidade de separação dos resíduos e adequado encaminhamento, para que se aumente a quantidade e qualidade das embalagens recolhidas e encaminhadas para valorização, cumprindo as metas de reciclagem. As embalagens não devem ser vistas como resíduos, mas sim como recursos com valor ambiental e económico nos termos de uma estratégia para a economia circular.

Pode consultar mais sobre o projeto aqui.

Programa Ambiente apoia este projeto no âmbito do Aviso de Concurso#1, que tem como objetivo o financiamento de projetos que incidam nas áreas prioritárias de redução de plásticos nos oceanos e a promoção da sensibilização para os desafios relativos aos plásticos nos oceanos e proposta de soluções.

Relativamente aos EEA Grants 2014-2021, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, na qualidade de Doadores, financiam em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas, reforçando as relações bilaterais com os estados beneficiários.

Saiba mais sobre os EEA Grants.