Apresentação do Projeto “Water World - Building capacity and skills for the conservation and management of underwater heritage”

Apresentação do Projeto “Water World - Building capacity and skills for the conservation and management of underwater heritage”

O projeto “Water World” foi apresentado na reunião anual do EEA Grants 2014-2021.

O projeto “Water World - Building capacity and skills for the conservation and management of underwater heritage” foi apresentado na reunião anual do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021. A reunião anual do EEA Grants tem como objetivo dar a conhecer aos representantes da Noruega, Islândia e Liechtenstein (países doadores), o ponto de situação da implementação em Portugal do Mecanismo Financeiro 2014-2021.

Durante a visita às novas instalações do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS) da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) – instituição promotora do projeto –, falou-se da atual relação bilateral de cooperação que tem existido com o Museu Marítimo da Noruega em Oslo e de como estas duas instituições vão implementar o projeto “Water World”.

Até março de 2024 o objetivo é desenvolver uma abordagem de salvaguarda, proteção, conservação, preservação, monitorização e disseminação da Arqueologia e Conservação ligada ao Património Cultural Náutico e Subaquático. O projeto prevê assim programas de formação e capacitação de equipamentos e metodologias; a conservação e restauro de bens arqueológicos, para os devolver às comunidades locais; a monitorização in situ de sítios arqueológicos submersos; a sistematização da informação, localização, registo e avaliação de sítios arqueológicos, bem como assegurar uma disseminação do público a este património cultural de forma digital e no terreno.

O CNANS, sendo a única entidade nacional responsável na área de gestão e conservação de artefactos e estruturas provenientes de contextos arqueológicos submersos, vai ser o local privilegiado onde a equipa do projeto EEA Grants “Water World” irá desenvolver os trabalhos. Nestas instalações encontra-se o arquivo com a informação sobre os mais de 7 mil sítios arqueológicos náuticos, submersos e portuários, mas também é onde está guardada a maior coleção de mais de 20 mil peças arqueológicas provenientes deste meio, peças que vão desde a Idade do Ferro, há mais de 2500 anos, até à I Guerra Mundial.

O Património Cultural Náutico e Subaquático que se encontra nas águas portuguesas é fundamental para compreender o nosso passado e é prioritário que a sociedade possa aceder, não só aos objetos arqueológicos, mas também ao conhecimento que eles nos trazem. São estes que nos contam a história de Portugal, da Europa e do Mundo.

Na visita às novas instalações do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática também foi explicado todo o procedimento e quais os equipamentos que são necessários à conservação integral do espólio proveniente deste meio.  

A visita contou com a presença da Unidade Nacional de Gestão Nacional, os representantes dos países doadores e do Ministério dos Negócios Estrangeiros Português e representantes das diversas entidades Operadoras dos Programas: Crescimento Azul, Ambiente, Cultura, Conciliação e Igualdade de Género e Cidadãos Ativ@s.