Novos equipamentos para o Projeto Bottle to Bottle

Novos equipamentos para o Projeto Bottle to Bottle

Os primeiros equipamentos previstos para potenciar a capacidade laboratorial do Projeto já se encontram em utilização

No âmbito do Programa Ambiente dos EEA Grants, a Ecoiberia Reciclados Ibéricos SA iniciou o desenvolvimento dos trabalhos do Projeto “Bottle to Bottle: Top Quality PET para a economia circular das garrafas de plástico em Portugal”.

Sendo um dos objetivos potenciar a capacidade laboratorial da Ecoibéria de forma a garantir Qualidade e Segurança, especialmente na vertente do reciclado para contacto alimentar, os primeiros equipamentos previstos já chegaram e estão a ser utilizados.

Os equipamentos possibilitarão avaliar as propriedades óticas, mecânicas e térmicas do material reciclado (R-Pet) que é produzido. Permitindo fazer uma avaliação qualitativa.

Pode consultar mais sobre o projeto aqui.

Programa Ambiente apoia este projeto no âmbito do Aviso de Concurso#1, que tem como objetivo o financiamento de projetos que incidam nas áreas prioritárias de redução de plásticos nos oceanos e a promoção da sensibilização para os desafios relativos aos plásticos nos oceanos e proposta de soluções.

Relativamente aos EEA Grants 2014-2021, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega, na qualidade de Doadores, financiam em 15 Estados Membros da União Europeia, iniciativas e projetos que pretendem reduzir as disparidades sociais e económicas, reforçando as relações bilaterais com os estados beneficiários.

Saiba mais sobre os EEA Grants.